segunda-feira, 7 de setembro de 2009

É IMPORTANTE UNIFORMIZAR

Sentiu-se inundar de luz. estremeceu. antes de largar o jornal já pressentira o ocorrido. ELA olhava-o furiosa. “onde está a Administração?” – perguntava ao mesmo tempo que em passo acelerado se dirigia para a porta com o letreiro ADMINISTRAÇÃO. Óscar ainda tentou retê-LA, mas sabia tratar-se de acto impossível. a porta fechou-se com fúria. Óscar não duvidou que já não ia sair a horas. limpou o suor da testa. se não tivesse deixado de fumar...
lá dentro tudo era oval. mesa, cadeiras, candeeiros, computador, impressora. “bizarrices da Administração!” – pensou ELA.
a Administração olhou-A com ar enfadado, sem lançar qualquer som. essa indiferença ainda A enfureceu mais. “EXIJO saber de quem foi a ideia de passar a MINHA TEMPORADA para segunda-feira?!!!” – quase gritou – “então não sabem que o MEU público espera por MIM aos Domingos!!!! já para não falar do facto de EU odiar as segundas-feiras!!!”
a Administração sorriu e refastelou-se na cadeira oval. olhava-A divertida.
“qual é a piada?” – perguntou ELA – “o dinheiro que VOS dou a ganhar é assim tão insignificante?”
a Administração encolheu os ombros e numa voz rouca, de puro fastio, sussurrou – “ninguém é insubstituível. hoje gostam de ti, adoram-te, amanhã nem sabem quem tu és. showbiz, para o bem e para o mal. showbiz!”
“que disparate!” - rematou ELA – “não SOU nem nunca SEREI substituível. EU SOU a ÚNICA, a MARAVILHOSA, a ESPECTACULAR, a INOLVIDÁVEL SOLARENGA!!!”
“ah! ah! ah!” – gargalhou a Administração – “passaram-se dois meses. dois míseros meses e já quase ninguém se lembra de ti. minha querida o público tem memória curta. vivemos à velocidade da luz. quiseste fazer um retiro, pois muito bem, isso tudo é muito moderno, muito profundo, mas enquanto estavas no retiro o mundo não parou.”
“isso não é bem assim...” – gaguejou ELA – “quando ME cruzo com o MEU público sinto o carinho, a satisfação por ME reverem...”
“sim, pois, ainda têm uma ideia de ti...” – interrompeu a Administração – “mas é uma ideia do passado, como se fizesses parte da infância deles. estamos a correr riscos contigo, sabes? o que tu fizeste não se faz. não se pode abandonar o barco quando a coisa começa a aquecer. traíste-nos. a nós, Administração, que te tirámos do anonimato, e a todos aqueles que esperavam por ti aos Domingos.”
“não foi MINHA intenção atraiçoar quem quer que fosse” – balbuciou ELA – “apenas fui acometida por uma conjugação de energias muito poderosas que ME atiraram para outro lado. tive de seguir o impulso!”
“e quem garante que daqui a três semanas, um mês, não tens um outro impulso. não, não dá para te dar a melhor noite. está fora de questão voltares a ter o Domingo.” – quase berrou a Administração – “e tens muita sorte em estarmos a investir tanto dinheiro em publicidade contigo. mas é a última vez, ouviste!!!”
“não tive qualquer intenção em ofendê-la, em ofender o público” – choramingou ELA, e, com a lágrima no canto do olho, naquele canto onde de manhã espreguiçam as ramelas, saiu porta fora em velocidade superior à da luz.
Óscar sentiu frio, olhou por cima do jornal e apenas vislumbrou uma sombra. pensou ser do sono.
......................................................................................................................
......................................................................................................................
......................................................................................................................

Meus (Minhas) adoráveis e embevecidos(as) fãs. Sabem quem está de volta???? AQUELA que NUNCA ESQUECERAM... A SOLARENGA!!!!
E aqui estou EU de novo para vos alegrar nesse vosso monótono e enfadonho dia-a-dia. Agora a alegria já pode retornar aos vossos amarelecidos sorrisos. Aquele aperto no peito provocado pela MINHA ausência deixou de fazer sentido!!! EU preencho-vos o vazio, o tédio. Acabou o desespero, a angústia, a depressão. MEUS AMORES, VOLTEI!!!!
Estranharão por certo esta minha mudança de aparição... mas tudo o que faço é por vós, meus muito adorados(as) fãs.
Assim que soube que o pior dia para vocês viverem sem MIM era a segunda-feira, o dia mais triste e depressivo do calendário, ordenei a essa gentinha que manda nisto que destituíssem quem quer que possuísse a segunda-feira para ME colocarem a MIM, apenas a MIM, nesse malfadado dia.
E a MINHA vontade tornou-se LEI do mesmo modo que um dia cinco pães se transformaram em milhares de pães...
Digam lá que não estavam cheios(as) de saudades!!!
Pois é, importa pois determinar o tema desta segunda-feira, oremos senhor...
E como não podia deixar de ser, há coisas que se impõem, o tema é político.
Estamos em vésperas de eleições e temos tantos candidatos e tão bons que gostaríamos de poder votar em todos, mas parece que não pudemos. Tá mal, muito mal, pois com tão grande enriquecimento humano na política todos nós, portugueses e portuguesas, deveríamos em catadupa demonstrar a nossa satisfação votando múltiplas vezes.
É bom assim quando os candidatos são tudo caras novas, pessoas que nunca nos governaram, cujo passado é totalmente impoluto.
Se não fosse PORTUGUESA, iria seguramente pedir esta nacionalidade, ou melhor dizendo, comprar esta nacionalidade.
E depois os fait divers também são inesquecíveis.
É aquela que não come cerejas sem que a empregada lhes tire o caroço. Houve muita polémica sobre esta questão. A MIM parece-ME que ela faz bem pois os caroços são muito indigestos. A moça é jovem, deve ter tido uma alimentação muito fraquinha e o estômago não é bom. A rapariga também não quer (e é que nem pode, pois ela é uma star) andar o dia todo a arrotar aos caroços. A população portuguesa é muito boa, é verdade, basta ouvir os estrangeiros, é tudo gente boa, muito hospitaleira, e tudo, mas quando lhe dá pr’a inveja. Onde é que já se viu quererem que a jovem ande pr’aí agarrada à barriga, cheia de dores. Nã senhora, ó patrocínio, nã comas os caroços, que EU tô contigo!!! (e se puderes dispensar a empregada... hum... ah, não dá que é ela quem te veste... pois, pois... andares nua?!? claro, parece mal e nem estás habituada. e no Inverno é tramado, pois!!)
É a outra toda chorosa porque lhe acabaram com o programa, e ai que já não há liberdade de expressão, voltou a ditadura e coisa e tal. Que disparate!!! A senhora já passou da idade, as operações correram-lhe mal, foi tudo um motivo estético... o quê?? não tô a ouvir... as operações já são muito antigas? e já passou da idade há muito??? vocês não percebem nada, são tão mal intencionados. O grande administrador, cheio de trabalho, só na semana passada é que foi ao oculista e quando viu o jornal nacional não queria acreditar, é que ele até então só ouvia e isso era outra coisa... A senhora é que tem a mania da perseguição, ela era a mais feia e a mais velha jornalista a passar o noticiário e isso causava um fosso entre esse jornal e os outros e, como o grande administrador disse, estava na altura de uniformizar os jornais nacionais!!! Não se trata de falta de liberdade de expressão, antes sim de nivelar pelo bom gosto! E depois tudo o que é parolo veio em defesa da senhora, como se ela fosse o símbolo da liberdade, era o que mais faltava, qualquer intelectual que se preze sabe perfeitamente que a liberdade é fashion e não “brega”, come sushi e não feijoada e gosta do “Expresso” e, vá lá, às vezes do “Público”, mas jamais do Jornal Nacional da TVI.
EU cá sugiro que a patrocínio vá pr’o jornal nacional, uniformiza muito mais as vistas!!!
E com esta ME VOU sabendo bem que vocês se... que vocês ME ADORAM...
Beijinhos e até para a semana.

5 comentários:

Belinha disse...

Ninguém nos lê... ninguém nos comenta...

Ai Ai... já nem uns palminhos de cara ( e não só ) ... sejam masculinos ou femininos merecem a atenção dos nossos seguidores....

Tentámos, cara co-bloguer Solarenga...

mouche albértine disse...

já vai...melgas...inda tá um sol de moscar bolas de berlim na praia!

plexquba disse...

agora, não. comentários só depois do enfastio. ainda não chegou a deprimente queda da folha caduca de outubro e os dias ainda prolongam paixões que o próximo verão desvanecerá de vez. até já, ou, talvez, não. há verões que nunca deveriam acabar

Belinha disse...

Eh lá amigo quba... grande Verão não é verdade? Pois eu gosto do Outono e das paixões que ele faz nascer e aquece no seu regaço....o que nunca deveria mesmo acabar, e desculpa a discordancia, eram as paixões... entenda-se, as verdadeiras...

JokeBox disse...

Obrigada ó bem-aventurada Solarenga por nos brindares de novo com teus sábios raios (que partam quem vos quer mal)!