terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cronicas de King's Road (sem acentos...)


O carro para em frente ao portao. Ja e noite e esta muito frio. E uma casa com um pequeno quadrado de relva em frente. Do outro lado da rua so se ve escuridao. E um parque com enormes arvores e temiveis bicharocos, imagino eu...De repente vejo-a, uma raposa passa mesmo a minha frente e esgueira-se para as traseiras da casa. E linda, de olhos brilhantes e porte elegante. Ao mesmo tempo nao consigo deixar de pensar: "tenho de ter cuidado com as janelas". Onde estou eu? No campo? Na selva? Isto e Londres?

Entramos. Esta quente. A decoracao e simples, limpa e moderna. A sala tem uma lareira e muitas janelas. O chao dos quartos e de alcatifa clara e fofa. Estou novamente na cidade. Fecho a porta da rua. Adeus raposas e outras criaturas que nao cheguei a ver mas que, de certeza, andam por ai...

Acordo e olho pela janela. Vejo uma penumbra que nao parece ser dia. Penso que o sol deve estar a nascer. Olho para o relogio. Sao 9h. Afinal e mesmo assim. Este lusco-fusco deprimente o dia todo. Ou melhor ate as 15h 30, hora a que anoitece.

Saio para o vestibulo com a M no carrinho. Esta muito irritada com o gorro e o casacao que tive de lhe vestir. Encontramos a vizinha do lado que se apresenta efusivamente com muitos "lovelys" e "darlings" e muitos elogios ao "beautiful baby". A M olha-a com surpresa. Nao percebe o que a mulher de meia-idade lhe diz, nem o que faz nesta terra. Eu reprimo uma gargalhada e tento manter o dialogo. Falamos do tempo. Diz-me que esta a "litle drizle", penso que deve ser uma chuvinha de nada, despeco-me com um "nice to meet you" estridente, a condizer com ela, e saio, muito afoita, para a rua. Afinal chove mesmo a serio, qual "litle drizle". Isto na nossa terra e chuva mesmo a serio, mas nao tenho opcao. Passar o dia em casa e que nao...

O chao esta coberto de folhas de diferentes tons de castanho e vermelho que brilham, molhadas. A rua e bonita com as suas arvores, relvados e casinhas alinhadas. Nao ha carros a circular e so se veem "mummys" com os seus carrinhos de bebe. Tal como eu, preferem a chuva a estar em casa... Estao (ou antes, estamos) por todo lado. Cabelos desgrenhados pela chuva, empurrando heroicamente os "trolleys" vereda fora. Muitas passeiam em bando e conversam umas com as outras "oh! Last week she had a nasty fever...". Espreito a pequena bebe, loura e enfezadita, da inglesa...A M esta contente. Acha graca aos pingos de chuva no plastico do carrinho. Dou-lhe uma folha vermelha para a mao e a felicidade e total.

Entramos no supermercado. Mais uma vez, as "mummys" estao por todo lado. Algumas levam duas e tres criancas e ainda equilibram o cesto das compras no carrinho. Pergunto-me se serao felizes. Devem ser. Compro o essencial, pois a M nao quer ali estar. Chora, refila e grita muito alto: "mama, mama". Na caixa, uma funcionaria chinesa, que mal fala ingles, chama-me para uma caixa self-service e explica-me que me vai ensinar a fazer o meu proprio pagamento. A caixa e igualzinha as nossas da FNAC e sei perfeitamente como funciona, mas ela esta tao feliz a sentir-se superior enquanto me ensina, que me faco de parva e ainda ponho duvidas, que ela se apressa a responder com um sorriso nos labios. Fica tambem muito satisfeita com o facto de eu levar um saco de casa (ai, nao, com os precos que cobram...)e ser muito ecologica...

A M, entretanto, adormeceu e aproveito para tomar um belo cafe. A minha volta, ja adivinharam, so "mummys". Algumas olham-me com inveja. Os filhos estao acordados e aos gritos. Ha uma que me diz mesmo "Oh!she's so quiet". Se calhar nao sao assim tao felizes estas "mummys" inglesas...

E aqui deixo esta cronica do meu primeiro dia em Londres. Espero que te divirta, Mosca da asa quebrada. Mais uma vez, vais perguntar-te: "Onde estao os homens?" Como tu bem dizes, parece que estao todos na guerra e que nos ficamos todas sozinhas...se calhar estao mesmo, nas guerras deles...a perguntar-se onde estaremos nos!

5 comentários:

Belinha disse...

Que pasmaceira que devem ser esses teus dias aí por terras de sua Majestade! Devia ter ido contigo para os animar com as minhas histórias...
Também devias ter levado um computador com um teclado de jeito...
Volta quanto antes... por aqui ainda há alguns homens...( vá lá... tu sabes que sim... ) e uns papelitos em cima de algumas secretárias à espera que lhe demos andamento....
E amigas...
E Sol...

Anónimo disse...

Hum... a mim parce-me 1dia perfeito! Dias, tempo e pessoas diferentes. Aproveita :) A M. vai gostar. BJ (Pat)

suprónia insuflávia disse...

Querida Missangas:

Ler a tua crónica deixou-me nostálgica dos meus dias holandeses... Sei perfeitamente o que é estar dias e dias seguidos sem ter mais do que uma claridade ranhosa filtrada por um compacto de nuvens. Viva Portugal e o seu sol de Inverno.
No que toca à mummys e seus rebentos, deixo-te esta notícia do Público de hoje. Elucidativa. Chama-se:

"Crianças demoníacas"

Um inquérito realizado a pedido da Barnardo's, associação de apoio à criança, após um comité da ONU ter considerado urgente travar, no Reino Unido, a "demonização" crescente das crianças pelos adultos, revela a dimensão do problema. Dos 2000 inquiridos, metade diz que as crianças se comportam cada vez mais como animais, 43 por cento que devem ser tomadas medidas para proteger os adultos e 35 por cento que as ruas estão "infestadas" de crianças. Num artigo ontem no Guardian, Martin Narey, director da associação, escreve: "[As crianças] são referidas como 'vermes', 'animais' ou 'feras'. Se estas palavras fossem utilizadas para descrever negros ou homossexuais, haveria um escândalo."

missangas disse...

Felizmente so foi assim na segunda-feira. Terca e quarta o F nao trabalhou e hoje esteve um belo dia de sol (ate as 4h da tarde, claro!).

mouche albértine disse...

Ó minha querida Missangas, quem me dera estar aí em Londres contigo a passear à chuva por esses street markets a gastar o dinheiro que não tenho em porcarias inúteis mas vinatage. Antes uma constipação cosmopolita do que estar nesta cama aborrecida. Com essa humidade toda o meu joelho deveria disparar alarmes o dia todo e assustaria as mummys e os seus rebentos enfezados para meu e teu gaúdio. Beijos e volta bem.