sábado, 10 de janeiro de 2009

Ao estilo Belinha



Vou fazer-vos aqui uma confissão polémica: não sou uma grande cinéfila, perfiro outras artes que me ponham em contacto directo com os artistas, que me façam vibrar com eles, sentir-lhes o pulsar, a respiração, as inseguranças que só o directo pode dar. Gosto de emoções em directo, sem cortes, sem reajustes, sem diferentes takes que conduzam à perfomance perfeita.. sou assim em tudo.. nada como uma boa emoção a vibrar a escassos metros de nós...

Ultimamente, contudo, ( vá se lá saber porquê - quiça para fugir de outras emoções em directo ), tenho dado comigo sentada, amiudadas vezes nas salas de cinema, e foi nessa dinâmica que numa destas noites vi « A troca » e dei comigo, talvez porque no filme não havia gajos giros para observar e admirar, a pensar que a Angelina Jolie está demasiado magrinha e perdeu a sensualidade de outrora... ainda parece que a estou a ver num filme cujo nome agora não recordo, com o António Banderas, nos seus tempos aureos...quando ainda tinha curvas, cara e lábios devidamente preenchidos...e era então um dos modelos femininos que eu mais apreciava.. sempre fui fan da moça, que hei-de fazer.. dos olhos grandes, da boca carnuda...

Depois concentrei-me no filme... por vezes é bom que os filmes não tenham actores fantásticos para não nos dispersarmos e não perdermos pitada do enredo....

Saí do cinema com um certo sentimento de revolta...não há nada pior do que sermos vitimas de injustiça e isso pode acontecer com tanta facilidade...

É também tão simples detorpar a realidade e construir a nosso belo prazer uma qualquer verdade sem qualquer fundamento real...lembrei-me até das « Três peneiras » - a verdade, a necessidade e a bondade, que sempre deveriam nortear as nossas afirmações sobre os outros - texto obrigatório nos livros escolares dos meus tempos de menina e que todos deveriamos ainda ler de quando em vez...

Estava eu a pensar nas injustiças várias... quando tocou o telemóvel:

- Tudo bem? Ainda este ano não tinha conseguido falar contigo... não queres ir aos saldos? Estou com um guarda roupa demasiado clássico, preciso de comprar alguma coisa diferente... talvez ao « estilo Belinha »...

OK... na manhã seguinte, levantei-me, adormeci a Belinha lamechas, que ultimamente tem teimado em acordar quase todos os dias, e rumámos ao Chiado.

Ainda entrei na Gardénia, o must do « estilo Belinha », experimentei uns sapatos Fly, verde garrafa, em verniz, semelhantes a dezenas de outos que tenho no meu closet.... observei os casacos Custo Barcelona.. identicos a tantos outros que guardo religiosamente, desde os tempos em que a marca ainda só se comprava na Espanha mãe....passei desinteressadamente os vestidos miss Sixty, as camisolas Desigual...

E de repente ... lembrei-me que prometera a mim mesma ir ver a loja dos Story Tailors...

- Bora lá reinventar o « estilo Belinha »...

A porta abriu-se e transportou-nos para o mundo dos contos de fadas... com corações nos peitos dos vestidos e nas costas dos casacos... e doces coloridos sobre o balcão.... foi naquele mundo perfeito que tantas vezes me imaginei...

...vesti um casaco, olhei-me ao espelho, rodopiei fazendo rodar várias vezes a saia armada em diferentes canudos...

- A MENINA DANÇA?- vestia um smoking branco, e sem esperar pela resposta agarrou-me pela cintura e fez-me rodopiar pela sala...

- Belinha, acho que o deves levar...

- Hum.... estou a deixá-lo levar-me....ah?!

- Sim, sim, embrulhe... o casaco....

Saimos para a rua....o frio trouxe-me de novo á realidade...

Quando cheguei a casa desembrulhei o casaco e li a etiqueta...« Spoiled by toxic love »...

Seria uma mensagem?

( - Não te reconheço... tanto amor já não se atura...estás a intoxicar o blogue- a frase que ouvira à despedida voltou-me à memória...)

Apaguei a luz, recostei-me no sofá... amanhã será outro dia... e prometo voltar sem lamechices... ao « estilo Belinha »...

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois... cinema, pintura, literatura... que tédio quando a emoção dos saldos está ao rubro. A vibração, o pulsar, a respiração, a insegurança... Shopping "is a art, like everything else. I do it exceptionally well. I do it so it feels like hell. I do it so it feels real. I guess you could say I've a call."

Belinha disse...

Caro plex, eu adoro compras mas não sou grande adepta dos saldos.. perfiro as novidades do inicio de estação.... e a liberdade de emoções que me dão todas as artes...

Anónimo disse...

belinha dear, as artes são todas umas viciosas. vai às compras, vai